Quem sou eu?

Minha foto
Ana Paula Mendes de Oliveira: Ana. Existe outra além dessa carapaça que vos fala e isso que enxergas! obs: sem compromisso com a gramática

Arquivo do blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Joaquim e o entregador

eu - iae, foi difícil encontrar a casa?

entregador - não, foi até bom... vi uma coisa tão bunita

eu - o que?

entregador: um meteoro. ele estava muito perto, chega dava para vê pegando fogo, sabe?

eu - fiquei com inveja de ter perdido de vê esse bunito (abrindo o portão)

entregador - é.... bunito... mas perigoso....

E foi assim que comecei a pensar nas coisas que são bunitas e perigosas... Lembro de uma pedaço de música da Nação Zumbi: flores tão lindas que dá vontade de comê-las.... lembro de um florzinha ressecada no chão, que tentei pega-lá, mas se desfez por entre os dedos, das nuvens enormes que tenho vontade de abocanhar, da vista do abismo... e me parece que aquilo que achamos bunito, dá vontade de engolir, colocar dentro, na tentativa infeliz, de que também faça parte da nossa constituição. 
A beleza é efêmera, e por ter memória, cremos que seja perene. A beleza é movimento, é decomposição. Todos nossas nossas invenções tecnológicas é a tentativa infeliz de aumentar memória, repetir, estender agoras, de estatizar o que se fora... e todo esse acumulo do que não é para ser mais... apodrece mais rápido o corpo-mente.... antecipar, prevê o que não existe, sendo que as possibilidades se entrelaçam e decidir é se ariscar num turbilhão. Só se vive uma possibilidade por vez... para um indeciso, ou melhor... guloso... é um martírio escolher. Quero ser tantxs, comer tantxs... preencho esse vácuo com movimento, em vais-e-vens... tão bunitxs, mas perigosxs, que meu coração Amedronta...


Ana Mendes

2 comentários:

  1. No dia 14 desse mês eu fui jantar com meu irmão na casa de um amigo dele e depois do jantar sentei em frente à casa com meu sobrinho de 14 anos. Ele chamou minha atenção pro céu e vi exatamente o que está descrito aí, tão perto que dava pra ver queimar, cruzando o céu e iluminando bem forte, nunca tinha visto um tão de perto, até cheguei a pensar que isso a tivesse inspirado, mas pelo horário da postagem, eu ainda nem tinha chegado à casa desse amigo do meu irmão. Achei isso bem curioso. Enfim, tou encantada com seus poemas, são incríveis, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inveja que de vc Anônima, que viu esse bunito tbm! "engraçado" que escrevi algo sobre a beleza hj, e vi teu comentário me relembrando de bunito e o entregador de pizzamas poético sem querer que conheci. Grata pela atenção dos teus olhos.

      Excluir